Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

7 de dezembro de 2010

The Guess Who - Discografia.

The Guess Who é  uma banda de rock canadense de Winnipeg, Manitoba. Inicialmente reconhecida no Canadá, também fez  sucesso internacional a partir do final dos anos 1960 até meados dos anos 1970, com várias canções , incluindo "No Time", "American Woman", "These Eyes" e "Share the Land".

Vários ex-membros do The Guess Who, como  Burton Cummings e Randy Bachman (de Bachman-Turner Overdrive), tiveram sucesso considerável fora da banda. Seu  estilo musical consistia principalmente de pop rock, blues rock, rock psicodélico  e hard rock. 

A banda foi introduzida no Hall da Fama da música canadense em 1987.  Em 2002, Randy Bachman, Burton Cummings, Garry Peterson, Donnie McDougall e Bill Wallace receberam Governor General's Performing Arts Award for Lifetime Artistic Achievement,   a maior honra do Canadá para artes do espetáculo, pela  contribuição para a música popular no Canadá.  

Primeiros anos (1958-1965)

The Guess Who começou como uma banda local de Winnipeg,  formada pelo vocalista / guitarrista Chad Allan (nome real: Allan Kowbel) em 1958, inicialmente chamada Allan and the Silvertones. Este nome  foi alterado para Chad Allan and the Reflections em 1962, pois a banda era formada por Chad Allan (vocal / guitarra), Bob Ashley (teclados), Randy Bachman (guitarra), Jim Kale (baixo) e Garry Peterson ( bateria). O nome “Reflections/Reflexões” foi escolhido pela  semelhança com o nome do grupo britânico The Shadows, uma das maiores influências da banda.  

O único registro da estreia da banda ("Tribute To Buddy Holly") foi lançado em 1962. Chad Allan and the Reflections, em seguida, assinou contratos e lançou vários sucessos em 1963/64, que eram  regionais, não muito conhecidos em todo o Canadá. Em 1965, o grupo foi forçado a mudar seu nome para Chad Allan & The Expressions depois que um grupo norte-americano surgiu com o nome de The Reflections,  lançando a música  "Just Like Romeo & Juliet". E, justamente neste ano, a banda atinge seu primeiro sucesso com "Shakin' All Over", que ocupou o primeiro lugar nas paradas de sucesso do Canadá. Visando construir uma mística em torno da banda, a gravadora creditou a música para uma banda chamada “Guess Who”.  Quem seriam os componentes de “Guess Who”? Poderiam ser os Beatles ou outras bandas conhecidas na época.  Por fim, todos souberam que era Chad Allan and the Reflections e a banda mudou o nome para The Guess Who. 

Anos de transição e Let’s Go (1966-1968)

"Shakin 'All Over" fez grande sucesso no Canadá, mas muito pouco em outros países. Depois que Bob Ashley, que não estava acostumado a longas viagens da banda,  deixou o grupo no final de 1965, Burton Cummings entrou como tecladista e vocalista, em co liderança com Chad Allan, no início de janeiro de 1966. Mas esta relação durou apenas alguns meses, antes de Chad Allan se inscrever na faculdade, fazendo de Cummings vocalista em tempo integral. A banda havia se tornado "The Guess Who?" (o ponto de interrogação cairia em 1968). O grupo lançou músicas de sucesso no Canadá, como “Clock in the Wall” e  "His Girl". No entanto, uma viagem para o Reino Unido para promover a banda em fevereiro de 1967 provou ser um desastre financeiro e The Guess Who voltou para o Canadá em questão de semanas, devendo milhares de dólares. 

Sucesso internacional inicial (1969-1970)

A sorte da banda mudou quando, mais tarde, em 1967, conseguiram realizar um show no programa de rádio CBC,  com The Swingers, que se chamou Let’s Go,  um show de música voltada para adolescentes. Ele durou  39 semanas  e os cachês  recebidos  permitiram ao The Guess Who  pagar suas dívidas e também lhes deu mais exposição no Canadá. Embora a banda fosse inicialmente contratada somente para executar os hits do dia no show (em arranjos tão próximo quanto possível dos discos de sucesso reais), depois de um tempo o produtor do programa incentivou o grupo a tocar o seu próprio material. The Guess Who ficou com Let’s Go por dois anos e uma compilação de algumas das suas performances foi lançada em CD em 2005. 

Jack Richardson entrou em contato com a banda sobre a participação em um projeto de publicidade para a Coca-Cola; e este acabou por ser a gravação de um LP.  O álbum resultante foi chamado “A Wild Pair”, e contou com The Guess Who em um lado e The Staccatos do outro.  O álbum estava disponível apenas para compra através de correio com o preço de 10 Coca- Colas em garrafa na época.  O guitarrista Randy Bachman afirmou em entrevistas que ele acredita que “A Wild Pair” vendeu cópias suficientes no Canadá para que a banca recebesse o disco de ouro; no entanto, porque o álbum não foi vendido através dos comércios normais, os números de vendas não  estão disponíveis. 

Richardson, que produziu o material em “A Wild Pair”, acreditava que The Guess Who estava à beira de um sucesso internacional. Assim, ele assinou com sua produtora e gravadora Nimbus 9 (que movimentou seus lançamentos canadenses) e hipotecou sua casa para financiar o próximo lote de gravações do grupo em setembro de 1968, que se tornaria o álbum “Wheatfield Soul” (março de 1969) e incluíram a balada "These Eyes". Esta canção, lançada em janeiro de 1969, tornou-se a primeiro lugar nas paradas de sucesso nos EUA, muito devido à sua nova gravadora, a RCA Records. Ele vendeu mais de um milhão de cópias e foi premiado com um disco de ouro pela Recording Industry Association of America.  Richardson permaneceria produtor do grupo até sua dissolução em 1975. 

A banda rapidamente seguiu  com o álbum “Wheatfield  Soul”  com o lançamento de “Canned Wheat” em setembro de 1969. O álbum contou com a dupla face do hit single "Laughing" / "Undun", juntamente com o registro inicial da canção "No Time". 

Até o início da década de 1970, The Guess Who  vinha tocando em direção a um som mais ousado,  com o álbum “American Woman”( gravado em janeiro de 1970), com a  faixa título,  e  “No Sugar Tonight” que alcançou o primeiro lugar nas paradas de sucesso norte-americanas. 

Mudanças de pessoal e sucesso contínuo (1970-1975)

Na primavera de 1970, Bachman foi afastado por um ataque de vesícula biliar. O grupo continuou em turnê com o guitarrista norte-americano da Filadélfia, Bobby Sabellico. Mas as diferenças entre Bachman e Cummings fez com que Bachman deixasse o grupo.

Bachman, que já tinha completado seu primeiro álbum solo, “Axe”, em março de 1970, voltou a Winnipeg e mais tarde formou a Brave Belt, em 1971, que evoluiu para o enorme sucesso Bachman-Turner Overdrive. 

Bachman foi substituído por dois guitarristas, os colegas Winnipeggers Kurt Winter, da banda Brother, e Greg Leskiw,  de uma banda chamada Wild Rice. Winter tornou-se o principal colaborador de composição com Cummings e The Guess Who continuou com músicas como  "Hand Me Down World", "Share the Land", "Hang on to Your Life", "Albert Flasher", e "Rain Dance "enquanto os álbuns “Share the Land” (outubro de 1970) e “The Best of The Guess Who”  (abril de 1971) continuaram a dar o status de disco de ouro para a banda. 

Leskiw, após divergências com Cummings, deixou a banda de repente, depois de um show  no Texas, em 17 de março de 1972, e a banda fez seu próximo show em Fort Worth como um quarteto.   

Em maio 1972, gravaram seu álbum “Live at the Paramount”,  gravado no Teatro Paramount, em Seattle. Depois, partiram para uma turnê com Three Dog Night, em novembro e dezembro de 1972, para o Japão, Nova Zelândia e Austrália. 

“The Guess Who” é o próximo álbum de estúdio, e o aclamado “Artificial Paradise” (janeiro de 1973), foi outra decepção de vendas para a banda,  como foi o álbum “# 10” (junho de 1973). 

Finalmente, com os álbuns “Flavours“(outubro de 1974) e “Power in the Music” (julho de 1975) verifica-se  a banda movendo-se ainda mais longe do som de seus sucessos anteriores e Cummings, sentindo-se cada vez mais fora de sincronia,  decidiu seguir uma carreira  solo e se separou da Guess Who  em outubro de 1975. Cummings, em seguida, passou a forjar sua própria carreira de sucesso.  

Reformas.

Em novembro de 1977 a CBC resolveu fazer uma reunião com a banda.  Cummings e Bachman, que estavam trabalhando juntos no momento, não estavam interessados, uma vez que estavam ocupados com suas carreiras solo. Kale, Peterson, Winter e McDougall, no entanto, aceitaram. Kale registrou o nome "The Guess Who"  e mantém o controle do nome da banda até hoje. 

Em 1983 Bachman, Cummings, Kale e Peterson ("American Woman") reuniram-se como The Guess Who para tocar em shows no Canadá e registrar o “Together Again”,  álbum ao vivo,  e vídeo  realizado  em 29 de junho  de 1983 no Canadian National Exhibition. Após a reunião, Bachman e Cummings retomaram seu trabalho solo e Kale mais uma vez retomou à turnê com vários músicos sob o banner do The Guess Who . No outono de 1983, Russell e Bernardi juntaram-se  a  Kale em um show , com a presença do cantor Trevor Balicky e tecladista Mike Hanford. Em 1985 Balicky foi sucedido pelo ex-vocalista Stilettos Bob Fuhr e depois Kenny Carter (em 1986). 

Em 1987, um cassete de quatro músicas com novo material de Kale / Russell / Bernardi / Hanford / Carter apareceu, chamado “Guess Who '87”. Em um dos poucos comentários  que recebeu, Craig MacInnis, do Toronto Star, opinou: "O som é roadhouse desleixado e as canções são puro lixo". 

Um novo álbum do Guess Who “Aquarius, Liberty” (também chamado Lonely One no rótulo Intersound), com Terry Hatty como vocalista, foi lançado em julho de 1995. Tal como aconteceu com “Guess Who’ 87”, praticamente não recebeu nenhuma atenção na imprensa e os poucos comentários foram quase todos extremamente negativos. 

The Guess Who  na  década de 2000.

Em 8 de agosto de 1999, Cummings, Bachman, Kale e Peterson se reuniram-se mais uma vez em resposta a um pedido pessoal do Premier de Manitoba para aparecer na cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos no Estádio de  Winnipeg. 

No ano seguinte, Cummings, Bachman, Kale e Peterson tocaram juntos graças a Don McDougall  que ofereceu à banda uma turnê de reunião. Nesse meio tempo, a formação atual de Dixon / Shaw / Russell / Sinnaeve continuou a fazer turnês, terminando datas  com o baterista Charlie Cooley preenchendo as faltas de Peterson, que estava ensaiando para a turnê de reunião com os outros. Eles viajaram por todo o Canadá e Estados Unidos no início de 2000, embora problemas de saúde excluísse o envolvimento de Kale. Bill Wallace, que era o substituto de Kale, em 1972, foi contratado como seu sucessor mais uma vez e a  banda tocou e excursionou regularmente até o final de 2003. Um álbum ao vivo e lançamento do DVD, “Running Back Thru Canadá” foram lançados em 2000.  

A banda registrou sua estrela na Calçada da Fama do Canadá com as assinaturas de Garry Peterson, Burton Cummings, Bill Wallace, Randy Bachman e Donnie McDougall. 

Em 2003, The Guess Who realizou, diante de um público estimado de 450 mil pessoas no Molson Canadian Rocks, um concerto beneficente em Toronto. O show foi o maior evento ao ar livre na história do Canadá.  

A partir de 2004, Bachman, Cummings, McDougall e Wallace terminaram sua associação com a banda, e Jim Kale e Garry Peterson, que possuem legalmente a marca "The Guess Who", retomaram sua agenda de shows Guess Who com "Lewsh" Shaw de volta nos teclados, Carl Dixon nos vocais e o guitarrista Bobby Bilan (que participou do GW durante 1979-1980) , e que foi substituído por Laurie MacKenzie em 2006. 

The Guess Who continuou a tocar ao vivo. Dixon continuou como vocalista do grupo até 2008 quando sofreu um acidente de carro na Austrália, o que o deixou incapaz de  voltar ao grupo. Derek substituiu-o na programação e Dixon desde então tem feito uma recuperação completa. 

O baterista Winnipeg foi substituído por Brian Tichy (Slash e Theory of a Deadman) preenchido por Peterson em várias ocasiões entre 2009 e 2015.
The Guess Who atual  é formado por Derek Sharp (vocais, guitarras, desde 2008), Will Evankovich (guitarras, vocais, desde 2014), Leonard Shaw (teclados), Jim Kale (baixo) e Garry Peterson (bateria). Site Oficial. 

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro


Bitrate: 320Kbps.

Álbuns.

Shakin' All Over (1965)
 
01. Shakin' All Over
02. Like I Love You
03. Till We Kissed (Where Have You Been)
04. Shy Guy
05. Shot Of Rhythm 'n' Blues
06. I Want You To Love Me
07. I'd Rather Be Alone
08. I've Been Away
09. Tuff E Nuff
10. Turn Around And Walk Away


Hey Ho: What You Do To Me (1965)
 
01. Hey Ho
02. I Should Have Realized
03. Hurting Each Other
04. Made In England
05. I'll Keep Comin' Back
06. Stop Teasing Me
07. Could This Be Love
08. Theme From A Musicbox
09. Don't Be Scared
10. Goodnight Goodnight


It's Time (1966)
 
01. Alright
02. And She's Mine
03. As
04. You Know He Did
05. Baby Feelin'
06. Clock On The Wall
07. Don't Act So Bad
08. Believe Me
09. Seven Long Years
10. One Day
11. Gonna Search
12. Guess I'll Find A Place


Wheatfield Soul (1969)
 
01. These Eyes
02. Pink Wine Sparkles in the Glass
03. I Found Her in A Star
04. Friends of Mine
05. When You Touch Me
06. A Wednesday in Your Garden
07. Lightfoot
08. Love and a Yellow Rose
09. Maple Fudge
10. We’re Coming to Dinner


Canned Wheat (1969)
 
01. No Time
02. Minstrel Boy
03. Laughing
04. Undun
05. 6 A.M. Or Nearer
06. Old Joe
07. Of A Dropping Pin
08. Key
09. Fair Warning


American Woman (1970)
 
01. American Woman
02. No Time
03. Talisman
04. No Sugar Tonight /New Mother Nature
05. 969 (The Oldest Man)
06. When Friend’s Fall Out
07. 8:15
08. Proper Stranger
09. Humpty’s Blues/American Woman (Epilogue)


Share The Land (1970)
 
01. Bus Rider
02. Do You Miss Me Darlin'?
03. Hand Me Down World
04. Moan for You Joe
05. Share the Land
06. Hang on to Your Life
07. Coming Down Off the Money Bag/Song Of the Dog
08. Three More Days
Bonus Tracks.
09. Palmyra
10. The Answer


So Long, Bannatyne (1971)
 
01. Rain Dance
02. She Might Have Been A Nice Girl
03. Goin’ A Little Crazy
04. Fiddlin’
05. Pain Train
06. One Divided
07. Grey Day
08. Life In The Bloodstream
09. One Man Army
10. Sour Suite
11. So Long, Bannatyne


Rockin (1972)
 
01. Heartbroken Bopper
02. Get Your Ribbons On
03. Smoke Big Factory
04. Arrivederci Girl
05. Guns, Guns, Guns
06. Running Bear
07. Back To the City
08. Your Nashville Sneakers
09. Herbert’s a Loser
10. Hi Rockers:
Sea of Love
Heaven Only Moved Once Yesterday
Don’t You Want Me


Live At The Paramount (1972)
 
01. Pain Train
02. Albert Flasher
03. New Mother Nature
04. Runnin’ Back to Saskatoon
05. Rain Dance
06. These Eyes
07. Glace Bay Blues
08. Sour Suite
09. Hand Me Down World
10. American Woman
11. Truckin’ Off Across the Sky
12. Share The Land
13. No Time


Artificial Paradise (1973)
 
01. Bye Bye Babe
02. Samantha's Living Room
03. Rock And Roller Steam
04. Follow Your Daughter Home
05. Those Show Biz Shoes
07. All Hashed Out
08. Orly
09. Lost And Found Town
10. Hamba Gahle-Usalang Gable
11. The Watcher


# 10 (1973)
 
01. Take It Off My Shoulders
02. Musicione
03. Miss Frizzy
04. Glamour Boy
05. Self Pity
06. Lie Down
07. Cardboard Empire
08. Just Let Me Sing
09. Glamour Boy (Remix-Bonus Track)

Link.

Road Food (1974)
 
01. Star Baby
02. Attila's Blues
03. Straighten Out
04. Don't You Want Me
05. One Way Road to Hell
06. Clap for the Wolfman
07. Pleasin' for Reason
08. Road Food
09. Ballad Of the Last Five Years
Bonus Tracks.
10. Sona Sona (Remix)
11. One Way Road To Hell (Run-Trough)


Flavours (1975)
 
01. Dancin’ Fool
02. Hoe Down Time
03. Nobody Knows His Name
04. Diggin’ Yourself
05. Seems Like I Can’t Live With You, But I Can’t Live Without You
06. Dirty
07. Eye
08. Loves Me Like A Brother
09. Long Gone


Power In The Music (1975)
 
01. Down And Out Woman
02. Women
03. When The Band Was Singin’
04. Dreams
05. Rich World-Poor World
06. Rosanne
07. Coors For Sunday
08. Shopping Bag Lady
09. Power In The Music


Guess Who's Back (1978)
 
01. C'mom Little Mama
02. Vancouver
03. Never Trust a Chorus Girl
04. Raisin' Hell on the Prairies
05. Sweet Young Thing
06. Keep on Shining
07. Moon Wave Maker
08. Laid It on Me Anyway


All This For A Song (1979)
 
01. Taxman
02. That's The Moment
03. Sound The Horns Of Gabriel
04. On Our Way
05. Plastic Paradise
06. It's Getting Pretty Bad
07. Sharin' Love
08. Cabbage Town
09. All This For A Song


Liberty (1995)
 
01. Sweet Liberty
02. Love’s All That Matters Tonight
03. Lonely One
04. Haunted Heart
05. Anything for Love
06. Rock & Roll Classic
07. The Razor’s Edge
08. I Feel Your Pain
09. Still Feels Like Love
10. Amy


Anthology (2003)
 
CD 1.

01.  Shakin’ All Over
02. It’s My Pride
03. When Friends Fall Out
04. These Eyes
05. A Wednesday In Your Garden
06. Laughing
07. 6 A.M. Or Nearer
08. Undun
09. No Time
10. No Sugar Tonight/New Mother Nature
11. American Woman
12. The Answer
13. Hand Me Down World
14. Bus Rider
15. Share The Land
16. Hang On To Your Life
17. Do You Miss Me Darlin’
18. Albert Flasher
19. Broken
20. Pain Train
21. Sour Suite

CD 2.

01. Rain Dance
02. Heartbroken Bopper
03. Smoke Big Factory
04. Guns, Guns, Guns
05. Runnin’ Back To Saskatoon
06. Follow Your Daughter Home
07. Samantha’s Living Room
08. Orly
09. Those Show Biz Shoes
10. Glamour Boy
11. Cardboard Empire
12. Star Baby
13. Sona Sona
14. Clap For The Wolfman
15. Hoe Down Time
16. Dancin’ Fool
17. Dreams
18. When The Band Was Singin’ (Shakin’ All Over)


Let's Go 1967-68 (2005)
 
01. No Time
02. Touch Me
03. White Room
04. Time Of The Season
05. These Eyes
06. Ramblin' Gamblin' Man
07. Black Bird
08. When You Touch Me
09. Along Comes Mary
10. The Key
11. Minstrel Boy
12. You Keep Me Hanging On
13. Hey Jude
14. I Need Your Company
15. Mr. Nothin'
16. Very Far from Near
17. Heygoode Hardy
18. Somewhere Up High
 

Link.

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

13 comentários :

  1. Cara o mlehor blog de todos!!!! e olhe que conheço muuuuitos! parabens pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Guess Who é uma das maiores bandas de rock da história. Como diria Lester Bangs, bufões bebados e banda mais Beat da história do rock. Uma pena não terem o reconhecimento devido!

    ResponderExcluir
  3. ralmente uma grande banda, extremamente injustiçada, e mais uma vez obrigado Alex.

    ResponderExcluir
  4. Alex, thanx for this one. Not only am I Guess Who fan, but also a Domenic Troiano fan. Some of his work on this album is among his best!
    Al

    ResponderExcluir
  5. vcr metal77
    muito muito muito muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  6. MARCELO SILVEIRA16/07/2012 19:05

    Puxa Alex matou a pau,The Guess Who é um clássico do rock,quem não conhece precisa ouvir,sensacional essa banda.Agradeçam ao Muro que nos proporciona essa qualidade musical incrível!Valeu

    ResponderExcluir
  7. caio carloni nunes28/09/2012 12:52

    véiu parabéns pelo seu trabalho completei varias discografias minhas aqui parabéns mesmo!! abraçoi@!

    ResponderExcluir
  8. Carlos Mendes11/02/2013 22:41

    Sensacional o blog. Democrático e plural, repassa o bom gosto musical de seu proprietário para ouvintes e roqueiros sedentos de ótimos sons.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog. Com tanta música boa pode ter certeza que está fazendo muita gente feliz!
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  10. Diego Henrique POA-RS31/05/2013 12:27

    Bandassa, essa banda é do caralho, ótimo vocalista, arranjos afude.

    Vale muito apena conferir este som, ouvi dois albuns e nao me arrependi.

    BAIXEM, É MUITO FODASTICA ESSA BANDA.

    VALEU ALEX, SÓ TU MESMO VÉIO

    ResponderExcluir
  11. Viva!!!...Viva!!!.. The Guess Who, grande banda!!!, Sensacional,genial...

    ResponderExcluir
  12. Louis Clark (Yellow Morning)31/05/2015 12:59

    Me lembro que era 1970 e eu tinha 15 anos.Ouví ¨¨ American Woman¨ numa radio de Los Angeles (eu morava numa cidezinha próxima). Peguei minha bicicleta e fui ao South Coast Plaza,onde comprei por menos de 1 dollar,o compacto de vinil. Ví o LP nas lojas,mas na época as pessoas compravam compacto. Com a saida de Bachman a banda,infelizmente,caminhou para a obscuridade.Obrigado pelas postagens,pois o GUESS WHO tem sido subestmado.

    ResponderExcluir
  13. Olá Alex, o bom e velho GUESS WHO, anos 70 era o que ouvia.
    parabéns Alex -- Viva o muro
    Zigo

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.